Notificação pede que tradicional roteiro a pé sobre lendas e mistérios da cidade retire das redes sociais fotos das igrejas Matriz e das Dores
Igrejas de Porto Alegre notificam tour mal assombrado para não vincular imagens dos templos ao passeio.
Basílica Nossa Senhora das Dores e Catedral Metropolitana Madre de Deus pedem que imagens de suas fachadas não sejam usadas para divulgar o tour. Arquidiocese de Porto Alegre informou que padres vão se reunir com a organização do evento nesta sexta.
Registros de passeios na Basílica Nossa Senhora das Dores e na Catedral Metropolitana — Foto: Divulgação/Poa Mal-Assombrada.
O idealizador do tour "Porto Alegre Mal-Assombrada", André Neto, recebeu uma notificação extrajudicial das paróquias da Basílica Nossa Senhora das Dores e da Catedral Metropolitana Madre de Deus. O documento solicita que as fotos das fachadas dos dois prédios sejam retiradas de publicações nas redes sociais que divulgam o evento.
André Hernandez levando as pessoas pra caminhar e conhecer a Porto Alegre Mal Assombrada.
De acordo com o a notificação, ter fotografias dos templos religiosos associados ao conteúdo de terror "pode levar ao prejuízo de sua imagem perante aos seus membros e mesmo trazer uma impressão errada dos valores ali passados e pregados".
A Arquidiocese de Porto Alegre informou ao g1 que os padres da Basílica Nossa Senhora das Dores e da Catedral Metropolitana Madre de Deus terão um encontro com os organizadores do evento nesta sexta-feira (15) "para uma conversa". O horário da reunião não foi divulgado.
André Neto diz ter ficado surpreso com o recebimento da notificação. O responsável pela caminhada noturna destinada a conhecer histórias sombrias da Capital afirma que não tinha a intenção de prejudicar as instituições com as postagens.
"Eu esperando receber uma medalha de honra ao mérito, recebi uma notificação. Eu passo elogiando as igrejas", conta.
A notificação ainda salienta que os usos das fotografias para promover o tour assombrado "podem causar confusão a quem recebe o material de divulgação do evento, levando a crer que as notificantes [as igrejas ] possuem algum envolvimento".
André Neto publicou um vídeo no perfil que mantém em uma rede social relatando sobre a notificação recebida.
O idealizador do roteiro ressalta que o trabalho por ele realizado valoriza a cidade. "Imagina pessoas que nunca tinham andado no centro de Porto Alegre, principalmente à noite, sabe? ".
Segundo Neto, um acordo deve ser firmado entre ele e as paróquias, a partir de um documento, para formalizar o uso das imagens e esclarecer, que "a caminhada não é feita depreciando as igrejas".
O Porto Alegre Mal-Assombrada é um projeto de caminhada turística noturna, criado em 2019. As pessoas seguem um roteiro guiado por entre locais da cidade marcados por lendas, histórias de suspenses e relatos de assombrações.
Perimetral Podcast | O tour que assombra igrejas de Porto Alegre
Conhecido pelas caminhadas noturnas, o tour Porto Alegre Mal-Assombrada recebeu uma notificação extrajudicial de dois dos mais importantes templos católicos da Capital.
A Basílica de Nossa Senhora das Dores e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus não gostaram de ver fotos das igrejas vinculadas ao roteiro turístico macabro. Neste episódio, o programa recebe o idealizador do tour que já atraiu mais de seis mil visitantes, André Hernandez, e o padre à frente da Basílica, Lucas Matheus Mendes.
Apresentado por Paulo Germano e Juliana Bublitz, o podcast é publicado toda sexta-feira no site e aplicativo de GZH, nas plataformas de áudio e transmitido em vídeo pelo Youtube.
Ouça: https://gzh.rs/47ZKPwH
Comments